Shifu Erich Idealiza o Dia do Kung Fu

No último dia 08 de Maio foi publicada no Diário Oficial de São Paulo a lei municipal 13.573, que institui o Dia do Kung Fu, a ser comemorado, anualmente, no dia 11 de Abril (link).

Shifu Erich nos conta um pouco de como foi o processo da criação do Projeto de Lei 600/02 pelo Vereador Toninho Paiva e da importante participação do Grão-Mestre Dirceu Amaral de Camargo durante esse processo.

Shifu Erich e Vereador Toninho Paiva idealizando o Dia do Kung-Fu

Entrevistador: Mestre, como surgiu a ideia de se criar o Dia do Kung Fu?

Shifu Erich: Uma vez eu ví uma reportagem sobre o Dia da Festa do Morango, e pensei, “se os agricultores pensaram num dia para a celebração do morango, então porque não se ter um dia para o Kung Fu, esta que é uma arte tão importante para nós”?

Entrevistador: E como se deu o contato com o Vereador Toninho Paiva?

Shifu Erich: Eu conheci o Vereador Toninho Paiva pois ele é muito atuante nas regiões do Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e São Miguel, e ele sempre atende as necessidades da população. A princípio, eu entrei em contato com a assessoria do Vereador, e então foi agendada uma data para que eu falasse da minha ideia. Nessa data, o Vereador pediu um levantamento do número de praticantes na cidade de São Paulo e no Brasil, as federações existentes, eventos que a gente tinha, quais os ginásios que a gente usava e o dia que a gente queria.

Entrevistador: Foi nesse momento que o Grão-Mestre Dirceu Amaral de Camargo entrou para o projeto?

Shifu Erich: Sim, eu liguei pro Grão-Mestre Dirceu Amaral de Camargo e falei: “Mestre, estou com um projeto em andamento com o Vereador Toninho Paiva, e gostaria de saber se o Mestre poderia me ajudar nesse processo da elaboração do Dia do Kung Fu”. E a participação do Grão-Mestre nesse projeto foi de extrema relevância, o conhecimento que ele tem de Kung Fu, aqui no Brasil, é para poucos. Aliás, boa parte das academias por aí têm a mão do Grão-Mestre Amaral.

Entrevistador: E como se chegou ao dia 11 de Abril?

Shifu Erich: Bom, o Grão-Mestre Amaral foi um dos percursores na criação da Federação Paulista de Kung-Fu, que foi fundada no dia 11 de Abril de 1989 (link), então ele me perguntou o que eu achava de usar essa data. Eu fiquei desde o início muito contente com a ideia e então passei essa data para o Vereador.

Entrevistador: Essa data já era importante para a comunidade do Kung Fu?

Shifu Erich: Com certeza, essa data já pertencia à todas as academias de Kung Fu como uma data importante. A criação da Federação Paulista de Kung Fu foi um marco do Kung Fu no Brasil, porque antigamente, quando não se havia uma federação específica, a gente tinha de participar de uma federação de pugilismo, só pra você ter uma ideia. Então a federação veio para ajudar com campeonatos, certificações, homenagens e toda uma estrutura que a gente precisava naquela época.

Entrevistador: E qual o impacto que o Mestre espera com a aprovação dessa lei?

Shifu Erich: A partir dessa lei, o Dia do Kung Fu começou a fazer parte do calendário do município de São Paulo, então a Secretaria de Esportes tem como prioridade conceder ginásios para os eventos de Kung Fu nessa data, sem que seja cobrada a locação para federações e academias. Outra coisa é a própria divulgação da arte marcial. Muitas escolas podem nesta data fazer eventos e demonstrações em praças públicas pra mostrar para a sociedade o que é o Kung Fu.

Entrevistador: Parabéns, Mestre, pela iniciativa e pela conquista!


Links Externos:

FPKF – Federação Paulista de Kung Fu (link)

LEI Nº 13.573 DE 8 DE MAIO DE 2003 – Legislação Municipal – Prefeitura de São Paulo (link)

1 Comentário

Diga-nos a sua opinião.

  1. Shifu Erich Luiz Meirelles

    Só para fazer lembrar, a história da criação do dia do Kung Fu, bem como o propósito da escolha da data em que foi promulgada, sendo esta para 11/04 , e as pessoas envolvidas na ideia, bem como o início do projeto de lei iniciada em 2002 que foi sancionada e logo mais publicada no diário Oficial para ser comemorada a partir do ano de 2003 como sendo 11/04 o dia do Kung Fu, este feito passou a ser parte no calendário das datas de festividades no município da cidade de São Paulo.

    Os três percursores, Grão Mestre Dirceu Amaral Camargo, Shifu Erich Luiz Meirelles e Vereador Toninho Paiva, deram assim a importância em que esta nobre Arte Marcial Chinesa chamada Kung Fu merece.

    A partir desta outras leis surgiram, com força de revogar todo um trabalho iniciado lá atrás. E o fazem só para propagar história que necessitam contar.

    Mas, a sociedade conhece muito bem a velha máxima: “Nada se cria, tudo se copia”. E por que não deixar registrado uma linda filosofia criada por mim: “Soprar a vela é fácil, mas poucos sabem acendê-la criando o seu próprio fogo”.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*