O que é Kung Fu (功夫)

Kung Fu é uma expressão cultural que vem sendo transferida para sociedade como arte, e vem sendo usufruída por gerações ao longo dos anos como uma espécie de legado que transcende o propósito da autodefesa ou da luta propriamente dita.

Na verdade toda esta transferência tem como caráter o de propiciar o desenvolvimento físico e mental e o método é progressivo, ou seja, passo a passo, como regem as artes marciais chinesas, e vão paulatinamente englobando outros aspectos que são de extrema importância. Estes benefícios acabam propiciando a melhora da disposição, combatem o stress, permitem adquirir tônus muscular, controle de peso, melhora da coordenação, perda de timidez e de inibição, aquisição de auto confiança, equilíbrio físico e mental.

O aprimoramento da mente está em consonância da prática deste adepto, qual iremos chamar carinhosamente de Kunfuísta. A disciplina, a concentração, o respeito e a confiança que estão atreladas diretamente a circunstâncias que despertam cooperação, responsabilidade e o desenvolvimento do espírito de grupo, consequentemente desenvolverá o senso de liderança.

Existem dentro do Kung Fu uma infinidade de estilos e de subestilos. Alguns se baseiam em movimentos de animais e outros são classificados como estilos externos e internos.

Dentre estes estilos, alguns possuem a respiração como parte do método de ensino e outros estilos possuem utilização de armas típicas chinesas, tradicionais e milenares, criadas por antigos mestres e generais, durante o período de guerras, quando foram inseridas nas práticas tradicionais de Kung Fu. O surgimento de algumas delas constam em lendas memoráveis, algo interpretado com misticismo hoje em dia.

Contudo, para o praticante em si, o que importa é a graça, a leveza e a beleza que o uso das armas proporciona, sem contar o desafio do manuseio; algumas são articuladas, outras possuem lâminas cortantes de um ou dos dois lados, lanças perfurantes, entre outras. As armas são utilizadas para curto e longo alcance, e dentro deste imenso universo, superar os limites do próprio do corpo é um dos fatores que motiva adeptos.

O manejo das armas é composto de: saltos acrobáticos, piruetas, rodopios, giros, estocadas, varridas, agachamentos, simulações e inúmeras outras variáveis, em uma multiplicidade de experiências desafiadoras para o caminho de superação, sendo este o responsável direto pela sensação de seguir em frente.

Um dos objetivos de uma luta é: desferir golpes no possível oponente. Outro objetivo claro é neutralizar as más intenções do suposto oponente (principalmente das investidas dele).

O adepto a prática do Kung Fu terá uma série de opções para aplicação de técnicas. Dentre elas também há golpes de imobilização, advindos de várias torções e estrangulamentos que são aplicados de forma menos invasiva ou, dependendo do caso, mais traumático, se necessário. E também projeções, bem como uma multiplicidade de técnicas de: chutes, socos, rasteiras. Todas estas e ainda outras fazem parte das práticas.

Então Shifu Erich Luiz Meirelles convida você, leitor, a fazer parte deste caminho, que para muitos já se tornou filosofia de vida. Tenham sempre em mente que o treino afasta de nós três grandes males: o tédio, a preguiça e o desânimo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*