Alerta sobre a Dengue

Shifu Erich traz não só como alerta, mas principalmente como fonte de informação para os leitores do Blog da AAMSKF, hoje e sempre, sobre a existência de quatro tipos de variações do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), e que todos causam os mesmo tipos de sintomas.

Outra importante informação refere-se a possibilidade de haver infecção por um destes quatro tipos de vírus, após uma pessoa ser picada por um mosquito fêmea Aedes Aegypti.

O indivíduo infectado por um desses vírus será também transmissor da doença. Contudo, fará com que seu organismo infectado trabalhe para criar anticorpos para o tipo de dengue que contraiu, o que a tornará imune apenas a este mesmo tipo de vírus com o qual foi infectada, ou seja, não estará isento aos outros tipos.

Por este motivo, podemos assim afirmar que todo cuidado ainda é pouco.

Dengue Clássica

A Dengue Clássica é a forma mais leve da doença, por este motivo é, muitas vezes, confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias.

Sintomas da Dengue Clássica

Os sintomas apresentados são:

  • Febre alta (39° a 40°C);
  • Fortes dores de cabeça;
  • Extremo cansaço;
  • Dores atrás dos olhos (que podem ser constatadas quando o exercitamos para cima e para baixo);
  • Dor muscular e dores nas articulações;
  • Indisposição (moleza no corpo);
  • Náuses e/ou vômitos;
  • Perda de apetite e do paladar;
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e nos membros superiores;
  • Tontura;
  • Dores abdominais (principalmente em crianças).

É bom lembrar que não existe um tratamento específico contra o vírus da Dengue, e o que é possível ser feito, na verdade, é rápido: tratar os sintomas decorrentes da doença, ou seja, efetuar o tratamento sintomático, sempre orientado por um profissional capacitado (médico).

Sabemos que o mosquito Aedes Aegypti é o transmissor do vírus e que suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, é preciso evitar esses focos da reprodução. É a melhor forma de prevenir a Dengue! Veja como eliminar o risco:

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca os ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno.

Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas, e se, com a falta de d’água em sua casa façam uso de acúmulo em baldes, muito cuidado com este método, procurem mante-los sempre fechados ou podem despejar um pouco de água sanitária no recipiente.

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há quatro alternativas: eliminar esses pratos, aumentar ou criar furos para escoar a saída d’água, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Ralos pequenos de cozinhas e de banheiros raramente tornam-se foco de Dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como: shampoo, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes Aegypti.

Coloque tela nas janelas

Embora não seja completamente eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e em janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito da Dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Lagos caseiros e aquários

Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e de aquários se tornarem foco de Dengue deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.

Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, em valetas, em margens de córregos ou em riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Fonte: Ministério da Saúde

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*