Contar até dez

Mestre Erich traz uma importante informação sobre uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

Lá foi descoberto que a contagem, feita por um indivíduo que, em um estado emocional completamente alterado (isto é, em momento de ira), que normalmente se efetua até o número dez, com o objetivo principal de dispersar o pensamento do foco causador do distúrbio da raiva, para reajustá-lo ao equilíbrio emocional, na verdade, inicia um processo inverso.

Esta atitude, segundo a conclusão do estudo, acaba fazendo com que este indivíduo se concentre ainda mais no assunto, daí a reação negativa.

Este conselho, o de contar até dez, que vem sendo utilizado por gerações, além de ser uma prática ineficiente, pode até piorar o quadro de raiva. Estas informações vieram do jornal britânico Daily Mail.

“A pior coisa a fazer em uma situação de raiva é o que as pessoas normalmente fazem: tentam focar em seus sentimentos para entendê-los. Eles normalmente se intensificam, pois são mantidos ativos na mente, o que pode levar a agir de maneira agressiva”, foi o que disse o professor Brad Bushman, do departamento de comunicação e psicologia da entidade.

Testes que foram realizados com alguns estudantes que se encontravam em situações de estresse apontarram que o ideal está na mudança de foco e no poder de se imaginar deslocado para outro lugar. Assim como o método de deixar que os pensamentos fluam completamente soltos.

Os pesquisadores nomearam este método de “estratégia de autodistanciamento”. Esta mudança de postura mental é confirmada por eles como sendo mais eficiente que muitas outras medidas paliativas para este objetivo de acalmar-se.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*