Atividade física

Dar crédito à atividade física, para Shifu Erich, está diretamente relacionado a importância de compreender sobre como devemos enxergar a saúde.

É, sem sombra de dúvidas, um dos nossos principais atributos. No entanto, por tradição, acabamos só pensando em manter ou até mesmo em melhorar nossa saúde, quando a mesma está seriamente ameaçada.

Jovens de hoje possuem grande vantagem sobre as gerações anteriores, pois, há facilidade de acesso às informações e com rapidez disponíveis em: livros, revistas, blogs, em inúmeros portais na internet, que de forma sólida evidenciam a importância comportamental que cada indivíduo precisa ter para buscar a saúde, no intuito de obter uma boa qualidade de vida.

O frustrante, no entanto, é saber que, na verdade estamos longe de possuirmos atitudes saudáveis, como deveria ser. Sabemos que determinante para a saúde individual é o estilo de vida empregado por cada um no dia-a-dia.

A saúde cabe dentro de uma perspectiva integral caracterizada por níveis ótimos de energia, de resistência, de força muscular e na situação de perfeito bem-estar físico e mental. Não pode ser interpretada como saúde quando meramente um corpo está na condição de “ausência” de doenças.

Ter saúde não é somente uma questão de escolha, mas também a atitude de escolher como irá conduzir a vida e seus hábitos. Estes poderão tornar-se verdadeiros aliados na busca da vida saudável.

O grande vilão presente na vida chama-se então sedentarismo, que por sua vez, é aliado das más opções de vida, mantendo no hábito dietas gordurosas, a completa falta de atividades físicas, e assim sendo, a função deste vilão irá em aumentar a vulnerabilidade do sistema imunológico do indivíduo.

E lógico que não podemos também generalizar, pois nem tudo, as vezes, são escolhas. Há uma série de outros fatores que podem ter contribuído para o quadro negativo como: o ambiente em que se vive, a própria hereditariedade, a falta de acesso à prevenção para diagnosticar possíveis doenças, e inúmeros fatores que também podem ter tido impacto sobre a saúde como um todo.

Vamos tentar compreender um pouco sobre o que é atividade física, de forma simples e concisa.

Chamamos de atividade física qualquer movimento corporal, em que fora produzido pela musculatura esquelética e que implica no consumo de energia de um indivíduo.

Os movimentos no consumo de energia estão presentes: no trabalho, no lazer e em inúmeras atividades do dia-a-dia.

Já aptidão física, vem da capacidade de realizar os trabalhos musculares durante uma atividade de forma satisfatória. A priori, quando relacionada à saúde, compreendem então, à força, resistência e a flexibilidade, que acabou sendo determinada através de uma série de fatores, dentre os quais incluímos níveis habituais de atividade física, hereditariedade e dieta.

Vamos citar cinco pilares, ideais para uma boa qualidade de vida:

  • Dormir BEM: é imprescindível para uma boa qualidade de vida. E quando falo em dormir bem, digo de oito à nove horas por dia. Este repouso que irá beneficiar a manutenção das funções fisiológicas, do equilíbrio e da saúde.
  • Exercitar-se: quem faz exercícios combate nove problemas bem comuns presentes na velhice: doenças cardiovasculares, pressão alta, arteriosclerose, câncer, depressão, diabetes, impotência sexual, perda de sono e da memória.
  • Alimentar-se BEM: manter uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, proteínas e grãos e substituir refrigerantes por sucos naturais.
  • Mente ativa: é importante estar com a mente em pleno funcionamento, sendo indispensável a leitura, jogos (Xadrez, Sudoku ou jogos eletrônicos, por exemplo) e outras atividades, para desenvolver habilidades. Outro fator está voltado para a conservação da memória e do funcionamento cerebral, ajudando assim a combater a atrofia dos neurônios.
  • Lazer: este com a função de proporcionar prazer e felicidade, em que os entretenimentos variados têm este importante papel no dia-a-dia.

A dificuldade está em lidar com o vilão de todos os vilões denominado “sedentarismo”. Para os leitores ficam as sugestões deixadas por Shifu Erich, com o propósito de que se beneficiem das ideias sugeridas dos cinco pilares, como uma poderosa ferramenta para construção de novos hábitos ou até de pequenos ajustes, se necessário.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*