Recomendações sobre o COVID-19

No final do ano de 2019, na cidade de Wuhan na China, surgiu um novo coronavírus cujo nome oficial é SARS-CoV-2.

Este novo coronavírus é o responsável pela produção da doença conhecida como COVID-19.

Recado do Shifu Erich

Caros alunos, conforme decreto assinado pelo prefeito Bruno Covas com o objetivo de conter o avanço no número de pessoas infectadas pelo coronavírus, visa proibir o atendimento presencial no período de 20/03/2020 até uma data por enquanto estipulada para 31/05/2020, o estabelecimento que descumprir terá sua licença cassada e o local fechado pela prefeitura.  E por termos a disciplina como regra e bem como a missão de zelarmos pelos nossos alunos, seguiremos com este propósito de juntos como sociedade superarmos este desafio global, ficaremos fechados pelo período que fora determinado.

A AAMSKF torce para que todos os seus alunos e familiares se mantenham seguros e que ajam com muita cautela no enfrentamento deste problema, e que o desafio seja a união para o bem comum.

Sem mais para o momento e certo de ser bem compreendido, atenciosamente
Shifu Erich e família

Sobre o COVID-19

Visualização do vírus SARS-CoV-2

A COVID-19 é uma doença que pode apresentar variação em seus sintomas desde uma apresentação leve e assintomática até uma apresentação grave levando a choque séptico e falência respiratória. Geralmente, o paciente com a doença apresenta febre, tosse, falta de ar, dor no corpo, coriza, obstrução nasal e até sintomas gastrointestinais como a diarreia (mais raro).

A transmissão desta doença se dá de uma pessoa doente para outra por meio de contato próximo através de gotículas de saliva, espirro, tosse e ao tocar em objetos ou superfícies contaminadas (celulares, maçanetas, aperto de mão, etc) e em seguida tocar a boca, olhos ou nariz.

Esta doença possui uma alta capacidade de transmissão associada a um período de incubação que pode variar de 2 a 14 dias (período que leva para o aparecimento dos primeiros sintomas após o indivíduo ter sido infectado), por isso é muito importante se prevenir em um momento de pandemia onde se observa a transmissão comunitária em todo o território nacional.

“Quando não conseguir enxergar uma simples sinalização é porque está vulnerável ao inimigo.”

Shifu Erich Luiz Meirelles

Como se Prevenir

Pensando nisso, é importante neste momento:

  • Lavagem das mãos com frequência, seja com água e sabão ou com álcool em gel, por pelo menos 20 segundos
  • Evitar tocar seus olhos, nariz e boca
  • Cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir ou espirrar
  • Permanecer em casa respeitando as medidas de isolamento social
  • Não realizar contato com ninguém que apresente sintomas gripais (tosse, febre, coriza ou dor de garganta)
  • Procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima quando apresentar sintomas gripais
  • Procurar o pronto-socorro caso apresente dificuldade para respirar
  • Buscar sempre informações em fontes confiáveis

Orientações para uso de máscaras cirúrgicas:

  • Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar as lacunas entre o rosto e a máscara;
  • Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la;
  • remova a máscara usando técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova o laço ou nó da parte posterior);
  • Após a remoção, ou sempre que tocar em uma máscara usada, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel, se visivelmente suja;
  • Substitua a máscara por uma nova máscara limpa e seca assim que estiver úmida ou danificada;
  • Não reutilize máscaras descartáveis;
  • Descarte em local apropriado as máscaras após cada uso;
  • Troque de máscara quando ela estiver úmida ou quando o profissional atender na sala de isolamento.

Orientações para uso de máscaras de pano:

Segundo as orientações da OMS e da Sociedade Brasileira de Infectologia, as máscaras de pano podem ser utilizadas desde que não substitua demais medidas de prevenção já mencionadas.

São indicadas para aqueles que não apresentam sintomas e que não são profissionais de saúde, caso contrário deve-se utilizar máscaras cirúrgicas.

As máscaras devem ser confeccionadas utilizando pelo menos duas camadas de tecidos e devem ter tamanho suficiente para cobrir totalmente o nariz e a boca, ficando bem ajustada ao rosto.

  • O tempo de uso é de cerca de 2 horas
  • Ao retornar para casa, deve-se higienizar as mãos com água e sabão antes e após a remoção da máscara
  • Durante o processo de remoção deve-se evitar tocar os olhos, nariz e boca
  • Deve-se trocar a máscara quando ela estiver úmida
  • Sempre após o uso, deve-se higienizar a máscara (mesmo que o período de uso tenha sido menor que duas horas)

A higienização das máscaras pode ser realizada ao deixa-las de molho por 10 a 20 minutos em 500ml de água misturadas com 10ml (aproximadamente 1 colher de sopa) de água sanitária.

Conclusões

É importante lembrar: manter-se dia a dia, física e mentalmente é o caminho para que o sistema imunológico de cada aluno esteja preparado para desafios ao longo desta epidemia, de modo que um kunfuísta, meça sempre aquilo que foi feito com aquilo que poderia ser feito, chegando integro neste inesperado momento.


Fontes:

PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – VERSÃO 9. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Maio de 2020
Organização Mundial de Saúde

Use of Cloth Face Coverings to Help Slow the Spread of COVID-19 – Center for Disease and Control Prevention – https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/diy-cloth-face-coverings.html

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*