Homenagem ao Nosso Mestre

A cerimônia de sepultamento do nosso querido Mestre ocorreu no dia 12 de Novembro de 2021, no Memorial Jardim Santo André. Era um lugar bonito, sereno e bem organizado.

O velório começou por volta das 15 horas, com familiares e muitos alunos já presentes. O fato de ter sido em outra cidade não impediu que o memorial ficasse abarrotado de familiares e muitos alunos novos e antigos. Foram aproximadamente 250 pessoas.

O velório foi singelo e incluiu cerimônias católicas e evangélicas. A decoração incluiu coroas de flores dadas de presente pelos alunos e enviadas por pessoas que, infelizmente por conta da distância ou falta de tempo hábil, não conseguiram participar.

Mesmo com uma dor imensurável, a esposa Andrea e seus filhos Havy e Gueby recepcionaram as pessoas para dar o seu último adeus ao Mestre. O Shifu Erich estava vestido com o uniforme tradicional da AAMSKF e a sua faixa com 8 Thuans, assim como sempre desejou que fosse feito.

Como sugerido pela irmã do Mestre, Krishnow Pelou, mesmo sob chuva e a dor terrível da perda os alunos organizaram uma homenagem ao Mestre: o aluno número 01, Prof. Wilson, puxou exercícios e duas rotinas tradicionais que aprendemos na AAMSKF. Foi uma performance muito bonita e o Mestre ficaria orgulhoso, com muita certeza.

Antes do sepultamento, o caixão foi coberto com uma bandeira feita pela aluna Carolina Marcondes, que continha o símbolo da AAMSKF.

Além de praticante de Artes Marciais, Shifu Erich era também esposo, pai e amigo. Alegre, otimista e brincalhão, sempre que alguém lhe perguntava como estavam as coisas dizia “Está tudo Excelente!” – lembrou a sua irmã Patricia Meirelles.

Nosso Mestre se foi, mas deixou um pouco de si em cada um de nós, seja com os seus ensinamentos, com seus livros, com o Dia do Kung Fu, ou tantas outras lembranças que nunca serão esquecidas.

Hoje o Kung Fu perdeu uma pessoa de honra inquestionável e que lutava pelo que acreditava. Durante toda a cerimônia, a palavra mais presente foi “legado“. Nossa escola continuará persistindo esse legado.

Fora de forma, Boa!

69 Comentários

Diga-nos a sua opinião.

  1. Bárbara Garcia

    O mestre era meu mentor, sempre alegre e me inspirava. Lembro quando li seu livro “Não quis o destino”, aquilo me tocou muito, eu estava enfrentando uma depressão, e ele me levantou várias vezes em que nem soube. Mas era uma rocha, minha família o conhecia de tanto que eu falava sobre o homem incrível, honesto e íntegro que sempre se mostrou ser. Toda família seja de sangue ou da AAMSKF sentirá para sempre falta do Shifu Erich. Só tenho agradecimentos, carinho e amor por tudo que ele foi para mim e para todas as pessoas que se sentiram tocadas por ele.
    Por isso, muito obrigada pela honra de ter conhecido o mestre.

  2. Gregório

    Pessoa incrível, inigualável e única… Sou grato a Deus por ter conhecido ele e seu legado, além de honrado por fazer parte dele como instrutor. Certamente fará muita falta não apenas para o Kung Fu, mas para as artes marciais como um todo.

    Requisecat in pace, Shifu Erich…
    In palmae Creatoris

  3. Flávio Giacomo

    Meu pai era mestre de judô, que eu pratiquei na infância e acho até que teria me dado bem se tivesse seguido neste caminho, porém na adolescência eu conheci através de um documentário a tradição do kung fu shaolin e fiquei apaixonado, era isso o que eu queria fazer. Só que aí começou a primeira busca, onde eu encontraria um mestre? Ai na minha região de Cidade Tiradentes vez ou outra aparecia um cartaz num poste ou uma plaquinha sobre aulas de kung fu, cheguei a conhecer algumas e treinei por um tempo, no entanto estas aulas eram interrompidas por falta de pagamento do aluguel pelo professor e coisas assim.
    Certo dia em meados de 1998, passando de ônibus pela Av.São Miguel eu vi uma faixa num poste com o emblema da AAMSKF e o endereço, desci no próximo ponto e fui até lá. Foi quando conheci o mestre Erich e fiz minha matrícula. Deste então senti que começou meu verdadeiro aprendizado nas artes marciais e hoje já faz 23 anos que pratico esta arte, não fui um aluno constante, pois pare de treinar diversas vezes e o mestre sempre dizia que um dia me formaria na faixa preta. Enfim, hoje eu não tenho certeza se o mais difícil é encontrar um bom aluno ou um bom mestre, mas a certeza que eu tenho é que o Shifu Erich é insubstituível na vida de vários de nós.

  4. Valter Souza

    Uma pessoa maravilhosa, um mestre, um mentor, um amigo. Não tenho palavras suficiente para expressar o quanto sou grato por tudo que ele me ensinou em todos esses 20 anos. Sempre será minha inspiração, um exemplo que guardarei para sempre no meu coração. Podemos ver claramente o legado dele em cada aluno que já passou pela AAMSKF, pois não só atletas, nosso Mestre formou pessoas, nos ensinou lições da vida que iremos levar conosco e que passaremos para nossos filhos.
    Muito obrigado por tudo mesmo.
    Seus ensinamentos, e seu legado estarão para sempre conosco.

  5. Lina

    Bom fala do mestre e fala de alegria de paz e,amor ,shifu Erich foi uma pessoa maravilhosa na minha vida e dos meus filhos Davi e Daniel, e támbem o Douglas pois mesmo com suas diferenças o Douglas gostava muito do mestre ,na minha vida ele fez muita diferença pois me ensinou a arte do kung-fu apesar da dificuldade que eu tenho de aprender ele nunca me deixou desistir sempre me ensentivou a continuar passando sempre a palavra Lina vc consegue ,mestre vc vai ficar
    Sempre em nossos corações .fora de forma boa

  6. Rogerio

    Sempre achei o mestre um grande homem,
    Uma pessoa do bem, e que ensinou uma boa parte do seu conhecimento para cada aluno que passou em sua vida.
    Fazendo assim da academia, uma grande família,
    Tive o privilégio de conhecer esse mestre que me ensinou muitas coisas.
    Jamais esqueci o dia em que cheguei nele para dizer que não ia treinar mais, pois eu estava passando por uma situação financeira delicada onde tinha perdido meu
    emprego.
    E sem nem pensar, ele me respondeu..
    Não é pra vc parar de vim treinar por conta disso ,vc não precisa pagar até vc se organizar, aqui não é uma academia e sim uma associação, faço questão que vc venha treinar.
    Enfim..
    Não precisa nem dizer a pessoa maravilhosa que foi nosso mestre.
    Que Deus o tenha, e que já mais será esquecido por cada pessoa que passou em sua vida.

    Um grande abraço para a família.
    E que Deus conforte nossos corações.

  7. Maria Elanísia Temóteo de Araújo

    Tive a satisfação de conhecer o mestre, depois que me aposentei. Sempre tive vontade de praticar Kung Fu mas tinha outras obrigações que adiaram essa vontade. Passava na frente da academia e pensava: um dia vou lá pra ver se dá certo.
    E quando fui, me arrependi de não ter ido antes.
    O mestre era um ser humano fantástico e junto com a esposa dele, Andrea me apresentaram o mundo do Kung Fu.
    O exemplo de vida dele, a jovialidade, o pique, o carisma e o cuidado com cada aluno. Nunca vi igual.
    A falta dele é um buraco imenso dentro de cada um de nós.
    Sentirei sempre sua falta, querido Mestre!
    Meu eterno carinho e respeito!

  8. Marcos Carmello

    Fui aluno do Erich da primeira turma. Inconformado com o ocorrido . Deixou um legado de honra e grandes ensinamentos a todos nós.

  9. Fabiana Ribeiro Longanezi

    Como foi difícil a despedida… ainda não consigo acreditar 😢… o senhor era como um segundo pai pra mim!
    Professor, amigo, pai, amoroso, guerreiro, conselheiro, exemplo… essas são algumas das palavras que representam o que o senhor significa pra mim!
    Quando a gente dizia que íamos apenas para as festividades, era porque era uma grande festa a vida ao seu lado!
    O maior presente que o senhor nos deixa, além do seu legado, ensinamentos e exemplo de vida, é a sua família que também é a nossa família! ❤
    Os Longanezis vão te amar pra sempre!

  10. Rodrigo Castelhano

    Conheci o mestre a apenas 10 meses, porém é muito claro para mim que foi uma pessoa iluminada que tocou muitos corações. Neste tempo, como diz a pequena Sofia, conseguiu ser além do Shifu o melhor amigo de minha filha. Amava seus alunos e o carinho que tinha com minha família me tocou profundamente.
    Consigo identificar valores importantes do Shifu Erich em seus professores, instrutores, em toda família AAMSKF, também em sua amada esposa Andrea, outra pessoa diferenciada, com isso deixou uma contribuição enorme além do excelente Kung Fu.

  11. Rodrigo Ferreira De Almeida

    O mestre Erich foi e sempre será uma das pessoas mais importantes da minha vida. Um amigo, um conselheiro, um suporte, um guia. Sempre com suas mensagens de positividade e perseverança, sempre me incentivou a lutar, não desistir, por maior que seja a adversidades, continuar com com o objetivo. Ele sempre foi assim, sempre quis formar pessoas fortes, fortes de caráter, de convicções.
    Um verdadeiro mestre, o melhor que já tive. Tenho muito orgulho de ser seu discípulo. Fique com Deus meu Mestre! O senhor sempre estará conosco em nossas corações, nossas atitudes e passaremos seu legado em diante.

  12. Wilson Rangel Vieira

    Meu Mestre, amigo e irmão! As árvores de raízes profundas estendem seus galhos fortes. Ele nos deixou nesta data e com vários ensinamentos como esse. Seu legado jamais será esquecido. Uma honra ter a oportunidade de caminhar com você mesmo sabendo que não terei mais sua companhia mas a esperança que um dia nos encontraremos. A melhor forma de honra seu legado é viver seus ensinamentos. Muito Obrigado Shifu Erich Luiz Meirelles. Meu irmão!

  13. Juliana Ribeiro Longanezi

    É, não se faz pergunta ao que não se tem resposta.

    Acordei, na verdade o dia amanheceu, e tudo que pensava ontem não se confirmou: Não, não é um sonho ruim, não é um pesadelo!
    Tudo que eu queria que fosse.

    O que fica? Um vazio, um silêncio tomado pela dor e o desassossego de uma inacreditável realidade que teremos de enfrentar.

    Estas fotos me revelam muitooo mais do que a alegria de algo que sempre tive convicção: tê-los como padrinhos do meu casamento!

    …(ainda bem que pude mais uma vez te falar isso um dia antes, aliás, dois rsr… ansioso com era, desde segunda, já estava me lembrando sobre o nosso aniversário de casamento e me dizendo o quanto lhe foi especia)l…

    Elas simbolizam o quão bom era segurar na sua mão, olhar nos seus olhos, te abraçar, te sentir junto, ter seus conselhos, te admirar, seguir os seus passos não apenas como nosso Mestre de Kung fu, mas como ser humano excepcional que sempre foi!

    Ahhh como era bom andar ao seu lado! Desfrutar dos seus cuidados! Quantas vezes me aconselhou e se preocupou não só comigo mas com os “Longanezis” como costumava nos chamar.

    Quantas lembranças boas do seu sorriso fácil mesmo nas adversidades, de sua força, da sua energia, de seu caráter, da sua humanidade e sua humildade!

    Não exigia demais, e nem de menos! Na medida certa, reconhecia seus limites e de todos que lhe eram próximos.

    Não se interpretava melhor.
    Conjugava plurais.
    Dividia seus mais.
    Era feliz no menos!

    Eu não sei quanto tempo levaremos para acreditar, mas rezo para que Deus, a cada dia, nos ajude a diminuir um pouquinho da dor, substituindo-a por saudades!

    Gratidão, professor!
    Obrigada meu segundo pai!

    Eu e todos os Longanezis te amamos com tudo que podemos e como sempre nos dizia, seremos sempre uma família. A família que o amor escolheu!

  14. Ana Paula

    O Sr foi como um segundo pai pra mim e pra muita gente 🙏🏻

    Eu conheci o senhor quando eu tinha uns 11, 12 anos, minha irmã queria fazer artes marciais e naquela época, onde ela ia, eu ia junto kkkkk.
    O senhor me fez aprender a gostar do kung-fu, esteve presente nos momentos dificeis que passei na minha adolescencia, sempre cuidando de mim, me fazendo sorrir, estando presente.

    Eu sai da academia quando machuquei meu joelho da primeira vez, o sr ainda falava que poderiamos dar um jeito, que eu nao devia sair, mas ainda assim, resolvi deixar esse esporte.

    Eu ainda aparecia na academia algumas vezes, para levar pedaços de bolos que eu fazia, me deixava super feliz quando o sr ficava contente e falava que estava delicioso… o tempo passou, faculdade, trabalho, vida e eu parei de aparecer na academia, mas eu sempre lembrava do senhor e toda vez que passava na frente da academia eu pensava “um dia… um dia quando eu conseguir, eu volto pra ca”

    E em 2019 graças à minha mãe, voltei haha, por eu ter comentado “se o professor tiver com a academia aberta depois, podemos passar la, pra ver quanto ele está cobrando?” Nossa, depois pra que? Kkkkkkkkk minha mãe falou pro meu pai virar o carro na hora e simples assim, eu voltei a treinar.

    O senhor me deu uma familia, amigos maravilhosos e uma das pessoas que agora é um dos mais importantes na minha vida, me viu passar de faixa da verde pra azul, roxa, vermelha…

    O senhor foi como um pai pra mim, sempre percebia os menores detalhes, uma cor de cabelo diferente, uma unha pintada e sempre me fazia elogios…

    Demorou um pouco pra cair a ficha de que não vou mais ver o senhor, um aperto no coração, mas eu acredito na minha religião e sei que o senhor está num lugar melhor, com certeza sendo teimoso e querendo fazer coisas ai no céu.

    Um dia a gente se vê de novo…
    <3

  15. Renato Solarenco

    O Shifu Erich é e sempre será uma referência para mim. A minha trajetória marcial foi completamente marcada pelos seus ensinamentos. E por esse motivo esses ensinamentos nunca irão se apagar do meu ser.
    Esperava poder viver mais tempo ao seu lado e aprender muito mais ao lado dele.

    Acredito que tudo que vivemos acontece por um motivo.
    A perda repentina do Shifu nos trará algum ensinamento para todos nós.

    Sou grato eternamente por tudo que vivi com meu mestre.

  16. Flavia Michele

    Tudo que eu disser será pouco para descrever, o mestre,fez uma diferença enorme no pouco tempo que frequento a academia, sempre com muita paciência ele brincava comigo falando para os meus filhos irem com paciência porque eu ainda tinha dificuldade com a direita e a esquerda, eu falava nunca vou conseguir e ele sempre repetia que eu conseguiria sim que me ajudaria que era só eu não desistir!Desde que meus filhos começaram eu queria muito fazer as aulas mas ficava com vergonha pois não me sentia capaz, mas ele é a Andréia me incentivaram até que criei coragem ,e desde então penso que deveria ter começado antes.Que prazer foi conviver e aprender com o mestre muitas saudades está deixando vamos sentir muita falta. Meus filhos Renan e Rafael o amam e tem uma admiração daquelas na qual pensamos:Quero seguir o mestre quero ser como ele!Deixa um legado de excelência!

  17. Renan

    Admirava muito ele quero ser como ele, vou sentir muita falta

  18. Italo

    Grande Mestre e amigo.
    Assim eu o considerava, pois treinei pouco tempo, mas levava meus filhos e esposa. Ficávamos conversando sobre Chácara, pois era algo que gostavamos e ficávamos papeando.
    Casal Andrea e Shifu sempre mostravam sintonia e companheirismo.
    Faz falta para nós e para a família AAMSKF.
    Brincávamos muito, pois eu dizia para as crianças que eu havia ensinado o Mestre rsrs.
    Deus abençoe a família.
    Podem contar sempre conosco. ❤️❤️😘😘😍😍😍

  19. Diego Minoda Monteiro da Silva

    O mestre Erich era a combinação perfeita de disciplina e acolhimento. E difícil de acreditar numa perda tão repentina no decorrer de tantos planos que iriamos compartilhar juntos.
    O equilíbrio perfeito de ser arcolhedor e rigido ao mesmo tempo é algo que me fazia o admirar demais. Lembro como se fosse hoje quando fui conhecer a academia. Nesse dia conheci um das suas melhores características que é o acolhimento. Me senti tão bem que no dia seguinte não tive dúvidas em entrar para a familia AAMSKF. No dia 08/09/2016, que para minha supresa a data do aniversário dele. Dessa data em diante conheci o equilíbrio de acolhimento e ao mesmo tempo rigidez e disciplina.
    Os planos continuam, infelizmente sem sua presença física, mas sei que você estará sempre conosco porque sempre estará em nossos pensamentos e dentro de nossos corações. Sei que você estará lá, se alguma forma , do nosso lado a cada conquista.
    Sua partida não é uma grande perda somente para todos nós, mas também para todos aqueles que ainda não te conheciam e que iriam te conhecer.
    Gratidão Mestre!!!
    Mão direita fechada, fora de forma, BOAAAAAAAA!!!

  20. Antonio Marcos

    Shifu Erich Luiz Meirelles :

    Como descrever uma pessoa extremamente maravilhosa que transmitiu o conhecimento para vários alunos com humildade, transmitindo a cada um os ensinamentos da vida do cotidiano tanto pessoal como profissional , preparando cada um para os desafios que nos é lançado durante a nossa jornada, sinto completamente privilegiado por ter um convívio diante do mestre e com a família num todo .
    Não tinha dificuldades nem barreira para limitar , carregarei comigo os seus ensinamentos , sua alegria plena e a satisfação de poder viver junto com todos este grande legado .
    Agradeço a Deus por conhecê-lo e a todos amigos e familiares,
    Meus mais sinceros sentimentos e que a luz divina nos ilumine hoje, manhã e sempre!!!!

  21. Rogério Teixeira

    Em 2002 cheguei na academia procurando um mestre de kung-fu. Tinha me desligado da primeira academia que me apresentou a arte marcial. Encontrei ali um mestre alegre, simpático e, como ele mesmo dizia, CHEIO DE ENERGIA. Me perguntou se eu tinha experiência em artes marciais; eu respondi que sim. Acontece que, o verdadeiro kung-fu me seria ensinado a partir daquele momento. Então aprendi que, kung-fu é tudo de bom e bonito que podemos fazer por uma outra pessoa. Que no ensinar ou ministrar, estão dons que muitas vezes não percebemos como humildade, simplicidade, empatia, caridade, carinho e paciência. A prática leva a perfeição; isso era ensinado com todo amor que ele tinha no coração. Hoje, quando falo algo sobre meu mestre, não vem a sensação de que ele se foi. Tive bons mentores, tenho um pai e tanto mas, posso dizer com todo carinho e amor que, o verdadeiro significado do kung-fu, que é a habilidade de desempenhar bem, com amor e dignidade ,tudo de bom que se possa fazer nessa vida, foi ensinado pelo meu mestre Erich. Vivo para sempre em meu coração e de todos que tiveram o privilégio de o ter conhecido, nem que tenha sido por um curto período de tempo. Deus nos abençoe e que ele tenha nosso querido mestre ao lado dele como um dos que vieram à esse mundo para ensinar o bem.

  22. Marcio Lima

    Que difícil expressar essa perda de uma pessoa incrível…

    Máximo respeito por um ser humano que ajudou muita gente com sua experiência e visão. Ficaria dias descrevendo qualidades…

    Infelizmente recebi essa triste notícia😭, ganhei mais do que um mestre, um grande amigo e que conversavamos muito e em diversos assuntos.

    Agradeço por ter aprendido muito no kung fu e na vida com seu conhecimento super elevado, tive a oportunidade de me tornar instrutor na AAMSKF e poder ter um pouco do gosto de ajudar na evolução dos alunos igual também fui ajudado, extremamente gratificante.

    Guardo na memória os momentos depois das trocas de faixa uma palavra na medida de incentivo e que nos dava muito mais energia e garra para sempre estar a procura de evolução.

    Irei falar a todos que puder que treinei com um ser humano iluminado e que o tive como mestre de Kung fu e vida…

    “MÁXIMO RESPEITO”

    Muitíssimo obrigado Shifu Erich Luiz Meireles

  23. Karla Cristina Kiss de Morais

    Posso dizer que tive o grande privilégio de conhecer e conviver com uma pessoa que emanava luz, alegria e paz por onde passava e estava, uma das almas mais bondosas que habitaram esse plano, nosso amado Mestre Erich.
    Sempre feliz, sempre disposto a nos ajudar, a nos ensinar….
    Não me ensinou somente a arte do Kung Fu, me ensinou também a refletir, a ver sempre o outro lado, a me superar, a acreditar que sou capaz. Na minha última mudança de faixa, tenho gravado em minha mente o que ele me disse e que não poderia ter presente maior, me disse que estava orgulhoso de mim. 🥲
    Acredito que na vida tudo tem um propósito, que é difícil de compreender, porque a dor é imensa, mas Deus em sua bondade nos ajuda a superar e vai ficar a saudade e a esperança de um dia estarmos juntos novamente.
    Agradeço por ter conhecido esse grande Ser, agradeço por conhecer sua família que amamos e respeitamos.

    ” A Morte é a própria vida em uma nova edição, a vida não termina onde a morte aparece, todos estamos juntos, na presença de Deus.(Emmanuel)”

  24. Leonardo Sartori

    Sexta-feira foi com enorme pesar que fiquei sabendo da tragédia que levou nosso tão querido e amado mestre Shifu Erich Luiz Meirelles, tenha certeza de que ele plantou cada semente no coração dos seus tão queridos alunos (discípulos) e que essas sementes germinaram e muitos se tornaram o que são hoje fruto de seu trabalho, dedicação, carinho e amor por cada um deles.

    Esse foi seu legado, de tornar um mundo cada vez melhor através do potencial dessa arte marcial maravilhosa que é o Kung Fu, para que as pessoas possam conviver uma com as outras com respeito mútuo, dignidade e amor ao próximo.

    Não tenha dúvidas de que Shifu Erich foi mais do que um professor, tutor ou amigo, foi para muitos um membro da própria família, com tamanha fraternidade, simplicidade e humildade em que muitos não a tiveram em seus respectivos lares.

    Em particular Kung Fu para mim foi mais que um esporte, foi o caminho de superação de muitas barreiras internas, em que o Shifu me ajudou a superá-las.

    É com enorme pesar que dedico ao término desta dedicatória, como ao final de suas aulas em que dizíamos: “Fora de forma, boa!” E então nosso grão mestre complementava dizendo: ” E com muita energia”.

    Que Deus conforte o coração de todos e de toda família.

    Leonardo C. Sartori

  25. Erika Paludeto

    O que dizer deste homem……
    Nós o chamamos de mestre……
    E sabe que esse título cai como uma luva para ele.
    Shifu Erich Luiz Meirelles, uma vida dedicada a ensinar a Arte do KungFu.
    Mas, na verdade, ele não nos ensinou somente uma arte marcial, nos ensinou muito mais……
    Com seu jeito simples e a paixão pelo que fazia, nos ensinava o respeito e amor ao próximo, que devemos nos dedicar e nos esforçar para sermos excelentes em todas as coisas que nos propusemos a fazer.
    Ensinamentos esses, que não ficavam só dentro da academia, ensinamentos que deviam ser usados no nosso dia a dia, nos fazendo pessoas melhores.
    Obrigada Mestre por plantar a sementinha do KungFu, e por cuidar de nós.
    Nos esforcaremos para que o legado que o Sr. deixou em cada discípulo da família AAMSKF continue sendo passado.
    Honraremos o seu legado.
    Obrigada por tudo!!!!!
    Descanse em paz!!!!

  26. Eliana Camargo

    Ele foi uma pessoa incrível, todos os dias nos acordava com mensagens de bom dia , alegrava nosso grupo de família, não tinha um dia se quer que não mandasse mensagens , era muito especial , Deus o tenha em ótimo lugar 😭

  27. Celia silva

    Que falta você vai fazer. Agradeço por tantos ensinamentos e amizade. Você tão cheio de bondade e atenção com todos os seus alunos. Quando eu soube fiquei em choque porque sempre vi você como imortal. Você jamais será esquecido. Gratidão eterna.

  28. Lucas Ferreira Vaz Lionakis

    Mestre, meu eterno mestre e amigo pessoal. Idos de 2007 lhe conheci – que honra. Aprendi muitas coisas com o senhor, ouvi muitos conselhos, orientações, puxões de orelha e diversas palavras de demasiada orientação. Me acompanhou desde o início do curso de Direito, me orientando a iniciar e sempre enfatizando a importância do legado. Acompanhou-me em tudo, até o nascimento da minha filha. O senhor se foi, com muita dor devo concordar, ainda mais nos falando dias antes, sempre com suas brincadeiras, elogios e comédia de sempre. Pessoa ímpar. A família do senhor que aqui ficou são exemplos de pessoas, extremamente fortes, educadas e muito amorosas. O senhor foi para o Oriente Eterno, mas aqui ficou Andrea, Havy é Gueby que, com a absoluta certeza, permanecerão com a mesma postura exemplar. Contém comigo para tudo. Saudades eterna.

  29. Rachel Lucien

    Professor.
    Mestre.
    Amigo.
    Pai.
    Tantos outros “títulos”.
    Eu não queria acreditar, então não queria escrever.
    Shifu você sempre foi e sempre será a chama que nos guia em nossos caminhos.
    Com seu jeito de ser e com toda sabedoria e filosofia do Kung Fu, esse seu legado que tocou a cada um de nós.
    Não é apenas uma arte marcial. Nunca foi apenas isso. É vida. É filosofia. É conhecer a si e entender o mundo. É nos fazer parte de sua família. É acender a chama em nós.
    Eu não consigo acreditar que não vou mais te ouvir me dando conselhos ou broncas que bem sei que mereço. Quem vai me chamar de Lucien?
    Eu não entendo por que você se foi. E tão de repente…
    Obrigada por tudo Erich. Por me fazer mais forte e me mostrar o caminho. Olhe por nós aí de cima tá? </3

  30. Rafael Lacerda

    Faz 16 anos desde que eu entrei naquela quadra do Objetivo e o mestre me recepcionou com um sorriso que sempre foi característico dele. Durante esse tempo muita coisa aconteceu e o mestre sempre esteve disposto a me ouvir e me ajudar, sem a confiança que ele me passou eu jamais chegaria a 8ª fase. Sempre era motivo de muitas risadas as nossas conversas sobre futebol, como bom corinthiano ele adorava brincar com o São Paulo. São tantas lembranças boas que eu não consigo resumir. Uma pessoa assim como o mestre, um exemplo pra todos os alunos, é uma pessoa inesquecível que eu vou levar sempre no meu coração.

  31. Fabio Ubiratan

    Foi um grande privilegio conhecer o mestre Erich Luiz Meirelles, através dos seus ensinamentos tanto técnicos e morais, assim como a força, animo e incentivo que ele transmitia, pude por meio do Kung Fu aliviar um quadro de depressão leve, assim como realizar um sonho antigo de praticar está Arte chamada Kung Fu.
    Tenho boas memórias a me lembrar dele, e respeito pelo seu legado.
    Ave atque vale (Saudações e Adeus), Shifu Erich Luiz Mereilles.

  32. Anadilia Lopes Lordello

    Foi um grande MESTRE!!!! Sempre atencioso, alegre e muito Bom. Nossa GRATIDÃO e profundo RESPEITO!

  33. Vera Castro

    Fiquei imensamente triste, com essa perda, um ser humano maravilhoso, caráter íntegro, um coração enorme, bondoso. Construiu uma família linda, de bons exemplos, deixou um legado que vai permanecer nos nossos corações. Que o senhor te acolhe nos seus braços com muita luz!
    Sei que lá de cima vai está cuidando e dando força aos seus!Quero levar sua família pra minha vida toda, são muito especiais 🙏❤️

    • Jonas Silverio

      Fica até difícil escrever em momentos como esse,

      Apesar do pouco tempo de convívio na academia era uma pessoa querida por todos, disposto a ensinar, lembro até hoje a primeira vez que fui em um domingo e ali havia me decidido a entrar nesse universo e aprender sobre este arte, cultura.

      Mestre, descanse em paz.

      Seu legado jamais será esquecido.

  34. Paula

    O mestre foi como um pai pra mim, o unico que acreditou em mim quando todos duvidaram, me ajudou sempre que eu precisei. Ele se preocupava comigo, com meus estudos e com minha família, Erich nã foi somente meu mestre, foi meu amigo, meu pai, meu ídolo e eu só tenho a agradecer por tudo que ele fez pra mim.

  35. Lecticia Kasperavicius

    Uma separação abrupta e inesperada rompeu o dia. Nós não queríamos que o mestre partisse tão cedo, pela fortaleza que sempre apresentou, em todos os momentos, pela força, pela motivação, pela alegria, pela superação, pela coragem, e por tudo o que fez por nós. Sempre que penso nele é com gratidão, por tudo o que fez por mim e por minha família. Imagino que Deus tenha pedido a presença do mestre guerreiro agora, para lutar e ensinar nos planos superiores. Imagino que ele não ia querer ir tão cedo, porque, sendo um cuidador, um homem generoso e responsável, que sempre cuidou muito bem de tudo por aqui, um trabalhador da luz disciplinado e obstinado, onde quer que esteja está atuando no bem. Inesquecível Mestre Erich. Eu sempre sonhei em voltar a treinar com o senhor. Me afastei da academia, mas meus melhores momentos em minha vida foi quando pude treinar com o senhor e aprender, entretanto minha vida seguiu por caminhos confusos e nunca consegui voltar. Mesmo assim ficou uma forte ligação de admiração e motivação pela inspiração que o senhor deu e por assistir seus frutos e resultados em outras pessoas. Meu sonho agora está diferente, porque já não posso mais, nem mesmo permitir que meu filho tenha a incrível experiência de ser seu aluno. O passado é vivo e tem valor. O valor positivo que o senhor deixou. O senhor ter ido tão cedo cortou um pedaço de mim, da minha história. De qualquer forma é meu amor e gratidão que deixo expressado, e isso nunca morre. A alma é sempre viva e o senhor é vivo onde quer que esteja, e também nos corações de todas as pessoas que amam o senhor. A sua família fica com toda a sua força, seu exemplo, honra e moral exemplar, sua fortaleza. Confio neles. Se um dia, no futuro, eu puder retornar a treinar, confiarei no seu legado e em sua linda família essa missão. Gratidão, mestre. Um dia nos encontraremos novamente.

  36. Thais

    Admirava muito a energia, disciplina, sabedoria e bom humor do mestre. As piadinhas..eu sempre ria.
    Era claro o quanto amava compartilhar o conhecimento do Kung Fu. Tinha uma atenção impressionante para cada um dos alunos, admirável. Mesmo que hoje eu não esteja praticando, nunca vou esquecer dos momentos em aula.
    Muito triste esta perda, difícil de expressar em palavras.

  37. Eduardo de Omena Nunes

    O mestre Erich me acompanhou desde criança, com toda paciência e levou os momentos de treino devagar, não só comigo, mas com todos ali, uma pessoa transparente, disciplinado, muito bem humorado e de coração aberto, peço a Deus que conforte o coração de cada um da família, pois perdi duas pessoas muito queridas da minha família em questão de uma semana e sei que dói, o mestre não deixou tristeza, muito pelo contrario nos deixou alegria e com muitos exemplos de persistência, motivação, disciplina pro kung fu e também pra vida de cada um, sinto orgulho de ter conhecido a pessoa ótima e muito abençoada que ele foi..

    Meus sentimentos !

    “Fora de forma, boa”

  38. Carlos Cunha

    Em 2009 passando em frente a academia, entrei por pura curiosidade e me lembro até hoje da maneira que fui recebido, assim como era de costume, com um grande sorriso. Daquele dia já se passaram 12 anos, que foram de muita amizade, muita luta, muitos puxões de orelha, muitas recompensas. Todos os passos que dei na vida, tiveram o grande conselho do Shifu e grande parte do que me tornei hoje é por conta dos valores que ele passou, honestidade, perseverança, força de vontade. Foi uma grande caminhada até a 8º fase. Agradeço por fazer parte desta grande família, por ter tido a honra de ser seu aluno e seu amigo. Vai deixar um grande vazio em nossas vidas, mas também sua voz vai ecoar para levarmos seu legado adiante. Muito obrigado meu grande amigo, meu Mestre.

  39. Fabiana Ozeki

    Gostaria de externar aqui meus sinceros votos de pesar, desejo que Deus venha confortar os corações não apenas dos familiares, mas de todos nós. Ainda estamos sem acreditar…
    Meus pêsames à todos

  40. Denis R. Dib

    Fui aluno do Shifu Erich dele entre 1999 até janeiro de 2002, quando deixei São Paulo para viver no sul do Brasil.

    Quando o assunto era Kung-Fu, o Shifu era uma pessoa apaixonada pelo que fazia. Eu me sentia honrado de poder ser treinado por um faixa preta, 8º duan no estilo Louva-a-Deus. Me recordo das lendas contadas sobre o Shifu pelos colegas mais graduados. E era tão bom treinar lá, que teve uma vez que consegui fazer 5 treinos em um único dia.

    E cada detalhe da A.A.M.S.K.F. tinha um motivo, desde as cores utilizadas nas paredes, ao posicionamento das armas de treino, das mensagens inseridas nas carteiras dos associados, a mensagem que a gente repetia (em voz alta) no final dos treinos.

    Ser instruído pelo Shifu Erich definiu parte de quem eu sou hoje. Mas ele não foi somente um instrutor. Ele foi um grande amigo. Em um momento relativamente recente da minha vida, quando eu passava por um momento ruim, por intermédio de outro grande amigo ele me enviou alguns livros de sua autoria, e a leitura conseguiu me inspirar e deu energia para a minha luta diária.

    Se tenho um arrependimento, e ter esperado sua partida para dizer o como foi privilégio poder ter conhecido uma pessoa íntegra e tão incrível como o Shifu Erich.

    Se a imortalidade do homem vai até onde sua história é transmitida, acredito que seus alunos irão levar sua história longe com os atos, valores e disciplina ensinados.

    Shifu, espero que onde ele quer que esteja, que descanse em paz e feliz com a sensação de dever cumprido.

  41. Calixto Jota

    O que posso dizer do mestre, que foi mais que um mestre,
    um amigo, pai conselheiro um alguém que quero e vou levar para sempre comigo onde quer que eu vá.
    Seus ensinamentos foram importantíssimos na minha
    trajetória profissional e pessoal.
    Se hoje sou uma pessoa realizada, sei que devo muito disso a ele.
    Agradeço por cada conselho, cada mão amiga que me estendeu, cada palavra de sabedoria, por cada lição, cada conselho e por tudo que aprendi.
    Um grande mestre que ensinou muito mais que artes marciais, me apontou o caminho, me mostrou que eu era capaz e por isso, agradecerei sempre,
    querido mestre e amigo.
    Ele dividiu o seu tempo todos esses anos com cada um de nós, despertando sabedoria e alegria, superando o cansaço e a preocupação, mas nunca demonstrando.
    Eu poderia ficar a vida inteira falando das suas qualidades como mestre e também como ser humano. Passaria, se quisesse, mil vidas agradecendo tudo que ele fez por mim e me ensinou. Foi ele que me dotou de ferramentas para ser uma pessoa melhor. Mestre, eu serei sempre grato ao senhor.
    Não deixarei passar nem mais um dia sem reconhecer que hoje eu não seria o mesmo ser humano se você simplesmente não fosse como foi. Sim, porque o senhor dava suas aulas com amor, intenção e prazer.
    E nada é mais contagiante do que sentimentos assim!
    Talvez seja por amar tanto o que fazia que procurava em cada aluno um ser que poderia melhorar, fazia com que eles se interessassem, com que desejassem a próxima aula, mas tenho plena confiança que seu percurso será sempre marcado pela pessoa que foi.
    Um grande homem, uma pessoa maravilhosa e um profissional sem igual, assim era nosso querido mestre que, entretanto, nos deixou.
    Conosco deixa muitos ensinamentos, grandes e lindas lições de vida. Mas também eterna saudade. Para sempre será recordado com carinho, respeito e admiração.
    Tudo que meu mestre me ensinou está guardado; ficará para sempre guardado em mim. O meu querido mestre fechou os olhos que jamais serão abertos neste mundo. Descanse em paz, mestre.
    Estou ainda em dor, estou ainda em sofrimento. Como é possível a morte ter roubado à vida uma pessoa tão interessante, especial e com tanto para dar ao mundo. É uma injustiça tremenda, gigante, terrível.
    Para mim, você nunca irá embora de verdade: estará sempre aqui através da sabedoria que me passou. Todos os dias eu prometo recordar o bem que você me fez, o que me proporcionou, o conhecimento que me ofereceu.

    “Fora de forma, booooaaa”

  42. Cauã

    Agradeço à Deus por ter conhecido o grande homem que foi o Mestre Erich e sinto que uma das melhores coisas que fiz foi entrar na academia. Muito obrigado por tudo, querido Mestre. Descanse em paz.

  43. Josias Araújo

    Não há palavras para expressar a dor que estamos sentindo pela perda do grande mestre Erich. Ele muito nos ensinou e ainda tínhamos muito a aprender tanto da arte do Kung Fu quanto de sua bondade, dedicação e carisma. Ele sempre estará em nossos corações.

  44. Patricia Souza de Lima

    Não tenho como colocar em palavras o que sua falta nos traz. Quando eu pensava em desistir o senhor me dava forças e sempre com uma frase de motivação. 😭

  45. Luiz C Kasperavicius

    Bom dia Mestre. Donde estiveres sabes a falta q faz p todos nós. Perdoe se ainda não assimilei sua falta mas c Deus espero que o brilho de sua luz consiga um bálsamo p nós.

  46. Andresa Nagem

    Lembro-me de uma noite ter sonhado com um mestre que se identificou como Shaolin, eu dizia a ele minhas preocupações e dores da vida, então ele respondeu que eu deveria procurar uma escola que ficava próximo a minha casa , mostrou-me a fachada no sonho. Um dia fui ao mercado ao lado, sem querer parei em frente a escola e aquele sonho veio a memória, fiquei impressionada com a realidade de tudo. Tive o imenso prazer de conhecer o mestre Erich e sua amavel esposa Andréa. Ele tinha algo realmente especial, sua força, alegria e fé estavam sempre presentes em cada detalhe do que ensinava, lamento ter ficado tão pouco tempo em sua presença. Que Deus o receba de braços abertos. Seu legado jamais será esquecido.

  47. Pablo Rodrigo

    O melhor mestre q ja conheci.. a humildade dele brilhava fe longe… sempre ficara em nossos corações 💙

  48. Havy Alexssander Abrami Meirelels

    Meu pai foi a pessoa que eu mais admirei e me espelhei. Tudo o que sou hoje é graças aos seus conselhos, puxões de orelha e trabalho árduo que moldaram meu caráter e permitiram que eu tivesse condições de lutar e de alcançar meus sonhos.
    Meu pai deixa um legado que é muito difícil de mensurar, pois são muitas as vidas que ele tocou e transformou, trabalhando de segunda a segunda dando aulas de Kung Fu, o que sempre foi o seu sonho e trazia uma enorme realização pessoal.
    É muito difícil acreditar no que aconteceu. Muitas vezes me pego pensando que foi mentira, afinal, em minha cabeça, meu pai era um ser praticamente indestrutível que sempre sabia o que fazer e como fazer. Aos poucos, tenho que aprender a lidar com essa dor e com sua ausência, mas esta é outra questão muito difícil uma vez que por ser uma pessoa muito presente, sua falta surge em cada detalhe da rotina.
    Não esmorecer diante das dificuldades impostas pela vida foi um dos principais ensinamentos que meu pai me transmitiu, e ele levou isso até o fim.

    Deixo aqui uma das inúmeras filosofias que nosso amado mestre gostava de colocar para lermos ao final das aulas: “Quando todos os dias parecem iguais, é porque deixamos de perceber as coisas boas que aparecem em nossas vidas”

  49. Leonardo Antonio Pregnolato

    O Shifu Erich sempre soube ouvir as pessoas e ajudá-las a encontrar o que têm de melhor dentro de si mesmas. Foi isso que observei desde o momento que entrei na AAMSKF7 desde a promeira vez.
    Foi ele que me ensinou que ser forte se ser violento são coisas totalmente desvinculadas.
    O kung fu exige força e deslicadeza, brutalidade quando é necessário mais cuidado com os detalhes do movimento e da técnica.
    O mesmo mestre que ensinava os segredos mais profundos das artes marciais era o mesmo que ensinava a varrer o chão e manter o lugar limpo: a nobreza em cada ato e em cada gesto são as características que me marcaram nesse grande mestre.
    Ainda não acredito que se foi nem do modo que se foi. Mas sei que se estivesse entre nós nos ensinaria a respeitar as leis da vida, e nunca reclamar do modo que o mundo funciona. Como o bambú, devemos sempre nos curvar diante das ventanias, nunca tentar enfrentá-las, esse é o grande ensinamento da persistência e resiliência.
    Conviver com o mestre mudou a minha vida, me mostrou que eu sou capaz e que sempre devemos contar com o próximo e ajudar o próximo.
    Sinto-me honrado de receber ensinamentos desse grande mestre, e espero poder multiplicá-los de algum modo, como forma de agradecimento e gratidão.
    Mestre, saiba que nunca esqueceremos de você! Obrigado por nos ensinar a ser melhor a cada dia!
    Mão direita fechada, esquerda aberta, fora de forma…
    BOA!
    我很高兴认识你老是!!

  50. Paula Castro

    Desde criança sempre gostei de artes marciais, queria tanto treinar que minha tia me levou à academia dos Gigantes do Ring no Brás onde eu morava…rs, infelizmente ele me disse que eu era muito fraquinha para treinar lá, que eu precisava fazer musculação e deu risada da minha cara…Saí triste de lá mas não esqueci do meu objetivo de treinar um dia.
    Após alguns anos vi uma apresentação de Aikido, que é uma arte marcial interna, a qual fiquei impressionada então finalmente comecei a treinar. Devido aos estudos precisei parar de treinar Aikido e fiquei muitos anos sem treinar nada. Muitas coisas aconteceram até que um dia senti muita vontade de voltar a treinar artes marciais, mas desta vez arte marcial externa. Foi aí que conheci a AAMSKF e o mestre Erich. Fiquei encantada com o Kung Fu e muito feliz com o conhecimento e didática do mestre Erich. Foram treinos difíceis, de muita superação e aprendizado. Realmente aprendi muito com o mestre, os ensinamentos mentais e corporais que ele ensinou, jamais vou esquecer. Muito obrigada por tudo Mestre Erich! Que a luz esteja sempre presente nesta sua nova jornada espiritual!

  51. Danielle Gonçalves Bitencourt

    Nunca estamos prontos para um adeus. Ainda mais assim, repentino. O mestre nos deixou um vazio que jamais será preenchido. Seus ensinamentos nos fazem refletir sobre a fragilidade da vida, dos momentos. Serei breve neste momento, pois palavra nenhuma seria suficiente pra uma homenagem. Ficam pra mim os bons sentimentos vividos, os ensinamentos aprendidos, as amizades conquistadas e a família estendida, pois mais que uma arte marcial, mais que uma academia, somos uma família, e temos que continuar como tal. ❤️

  52. José Alexandre Ferreira Bitencourt

    Difícil acreditar e aceitar a partida do Mestre.
    Para nós, os mestres são imortais. E talvez sejam, mas não fisicamente. Sua vida e seus ensinamentos ficam eternizados/imortalizados na nossa mente, no nosso coração.

    Vou sempre lembrar das suas piadas, trocadilhos, broncas, ensinamentos, puxões de orelha, orientações. “O erro me chama”, “Me ataca” (era doído …rs), abertura até “ouvir uiuiuu”, etc. Foi um privilégio treinar pessoalmente com Shifu Erich, suas observações sobre a movimentação nas aulas de combate, sua presença e suas análises na minha primeira luta (“levanta a guarda, está muito baixa!”).

    Sempre acompanhando o nosso desenvolvimento, sendo muito duro para a nossa melhoria e muito amável para reconhecer o esforço. Mesmo com nossas divergências políticas, jamais deu tratamento diferenciado. Aprendi muito com seus livros, aprendi muito como aluno. Aprendi muito com a grandeza de sua humanidade.

    Mestre, muito grato por tudo.
    Desejo muita paz e muita luz.
    “Fora de forma! BOA!”

  53. Éttore Abrame

    Erich é uma pessoa de alto astral!
    Sempre ativo, animado e querendo ajudar as pessoas, seja na convivência ou na seu exercício como mestre no kung fu!
    Tenho certeza que ele levará aos céus essa mesma energia que demonstrava por aqui!

  54. Renato Alcântara

    Não me lembro de ter sentido tanto a perda de alguém quanto senti e continuo sentindo.
    A todo instante uma nova dúvida, uma nova pergunta de porquê disso ou porque daquilo, se poderia ter feito isso ou aquilo, falado isso ou aquilo… Todas essas dúvidas sem uma certeza, sem uma resposta. Sei que o nosso criador tem essas respostas, mas no momento ficamos apenas com as perguntas e dúvidas.
    Com esse cenário complexo, decidi me apegar às coisas concretas. Me apego ao fato de ser muito agradecido e honrado por ter conhecido o Mestre, por poder dizer que ele foi e continuara sendo um dos meus melhores amigos, com quem tive inúmeros aprendizados, conversas e momentos que viverão para sempre comigo. Uma pessoa que ajudou na formação do meu caráter e da pessoa que sou hoje, seja através do kung fu, ou através dos diversos ensinamentos que tive ao longo desses mais de 15 anos que o conheço. Ele nunca estava indisponível para conversar ou ajudar em qualquer que fosse o assunto. Me ensinou que para toda adversidade precisamos encontrar um caminho, precisamos superar de alguma forma aprendendo o que tem que ser aprendido.
    Carregarei comigo essa amizade, a energia boa, a vitalidade e alegria de viver que o nosso Mestre sempre teve e com isso terei a certeza de que pra mim ele sempre viverá.
    Espero poder repassar o que aprendi, para que esse legado que o Mestre sempre se dedicou alcance mais e mais pessoas. Farei o meu melhor.
    Meus mais sinceros agradecimentos e meu MELHOR CUMPRIMENTO ao meu grande amigo e Mestre Shifu Erich.
    Fora de forma BOOOOOAAAAAAAAA

  55. Norma e Gabriel

    Como explicar ou entender pessoas maravilhosas sendo tirada de nossas vidas,sem explicação para nós simples humano. Sei que em outro plano que não entendemos tem sim uma explicação. Aqui ficamos com a saudade de quem foi e sempre será mestre e amigo. Agradeço por você e sua família fazer parte de nossas vidas. Tenho certeza que família é alunos continuarão à praticar seus ensinamentos e passar para outros o que você amava fazer. Mais eu sei que há um Deus acima de nós e. que nada sai do seu controle

  56. Ronaldo Rodrigues Pinto

    Agora que o mestre foi chamado a outra vida cabe a cada um de vcs continuar o trabalho dele ajudando a a professora Andreia que ficou com essa missão não se sabe se vai continuar ou parar por vai morrer o trabalho do mestre a palavras foram muito bonita agora cabe por em praticas aqueles que realmente eram dicipullos do mestre que de o primeiro passo por que a vida continua a professora Andreia vai precisar de ajuda ai ela vai ver quem realmente vai ser um amigo ou dicipulo do mestre se não o trabalho dele não vai continuar

  57. Leandro Cabral

    O mestre deixa um vazio enorme que nunca será preenchido. Ele não era apenas um professor que se preocupava em nos treinar e passar seus conhecimentos em artes marciais. Estava sempre ao nosso lado acompanhando nosso desenvolvimento, sempre alegre e disposto. Algumas pessoas nascem com um dom e ele nasceu com o dom de ensinar. Sempre que podia nos ajudava nas nossas vidas pessoais também, diversas vezes me ajudou e já presenciei ele ajudando tantas outras. Toda vez que lembro que não tornarei a vê-lo, que não tornarei a conversar com ele ou que ele nunca mais irá corrigir um movimento errado meu, sou tomado por uma tristeza e um vazio tão grande que é difícil de compreender ou explicar com palavras. Espero que ele esteja em um lugar melhor pois ele merece.

  58. Mariana Almeida Silva

    Grande mestre!

    Até agora ainda não consigo acreditar que o sr. se foi. :/

    Tenho muito a agradecer a paciência e as broncas (de brincadeira) que levei do sr. (:D), mas que foram muito importantes para que eu pudesse me desenvolver a cada dia. Me lembro como se fosse ontem… o sr. me mandando fazer os exercícios contando cada um dos movimentos pra eu poder melhorar minha capacidade de respirar… Foi terrível, mas eu me superei e venci.

    Fui sua aluna por 10 anos e durante esse tempo tive muitos aprendizados importantes e que levei para minha vida. Infelizmente o sr. não pode me orientar até a oitava fase, mas não esqueci o meu propósito de chegar lá até os 35 anos 😀

    As lembranças e a saudade ficam, mas a gratidão também.

    Onde quer que esteja, espero que esteja bem. Por aqui ainda estamos nos recuperando, mas vamos dar continuidade no seu trabalho.

    Desejo à esposa e filhos muita fé, paz, perseverança e coragem para dar continuidade no legado do mestre.

    Até a próxima, cheio de energia.
    Fora de forma, boa!

  59. Marcia Gray

    Que linda essa homenagem!

    Tenho a certeza que você ficou feliz em ver essa manifestação de carinho e respeito por você, meu querido amigo!

    Você merece!

    O que eu posso falar de você que ainda não foi dito por outras pessoas?

    A nossa amizade começou há mais de 30 anos quando eu, com uns 13 anos de idade decidi parar na ASKF na Consolação para conhecer a academia e o Kung-Fu.

    Você já era auxiliar e dava aulas. Todos te amavam! Você me recebeu com tanto carinho! Sempre me incentivava a dar no mínimo 200% em cada coisa que eu fazia.

    Você me ensinou tanto! Tínhamos tanta afinidade (o que era tão fácil com você)! Me ensinava katis avançados escondido porque eram mais avançados do que o meu nível! Lembro que o Amaral ficava intrigado com algumas coisas que eu sabia!

    Foi você quem me ensinou a usar o nunchako corretamente!

    Ah e os longos bate papos depois dos treinos ou campeonatos? Ou as pizzadas em casa? A farra que era com todos os outros alunos que treinavam com a gente? São tantas histórias, tantas lembranças boas que guardo na memória dessa época.

    Você era uma pessoa tão iluminada, verdadeira (coisa rara de achar hoje em dia)! Tinha uma capacidade de sempre tirar o que era de melhor das outras pessoas.

    Perdemos contato por um tempo porque saí do Brasil. Mas foi tão legal quando você me achou no Facebook há alguns anos e voltamos a nos falar! Você me prometeu vir treinar Kung-Fu aqui no Golden Gate Park logo logo… Pena que não deu tempo! Uma pena que também não consegui concretizar os planos de ir visitar (por causa do Covid) e conhecer a sua família linda da qual você tinha tanto orgulho!

    Só quero que você descanse em paz meu querido, sabendo que você deixou mesmo um legado aqui na Terra. E que os princípios que você ensinou aos seus alunos e filhos iram continuar!

    Desejo que a sua amada esposa e filhos possam achar conforto nas boas memórias vividas com você aqui!

    Continue a brilhar aí em cima, e um dia todos nós estaremos juntos novamente fazendo katis!

    Um beijo enorme já com muita saudades!

  60. Caio Felipe

    O Shifu Erich sempre foi muito admirado por mim e minha família. Ele era um chefe de família, um homem de princípios, inteligente e determinado. Seu estilo de vida remetia ao equilíbrio e sua ausência deixa um grande vazio ao qual só Deus pode preencher.
    Agradeço por ter conseguido absorver ao menos um pouco de tua sabedoria, e sou feliz ao afirmar que faço parte de seu legado como propagador das suas ideias.
    Vida longa ao Shifu. Em nome da família Felipe.

  61. Carolina Marcondes

    O Shifu foi um homem excepcional!
    Um exemplo a ser seguido, em todos os sentidos… Como pai, esposo, homem, professor…

    Pra mim? Pra mim ele era meu segundo pai!

    Sempre acreditou em mim, mesmo quando eu não acreditava. Vibrou comigo em cada conquista minha, se preocupava comigo, até nos pequenos detalhes, quando estava frio, ele sempre falava pra não sair com o corpo quente do treino sem uma blusa. Ele também sempre foi muito atencioso, não apenas com as técnicas de Kung Fu, mas com um todo…toda vez que eu pintava uma unha, ou fazia algo diferente no cabelo, ele sempre reparava e sempre me elogiava, muitas vezes brincava dizendo que pintei a unha da mesma cor da faixa pra combinar. E em cada um desses mínimos detalhes que eu sentia o seu carinho por mim.

    Ele me acolheu como parte da família, quando passei pela fase mais difícil da minha vida, ele esteve comigo. Me aconselhando e me apoiando.

    Com a sua filosofia de vida e sua forma de ensinar as coisas, mudou muita coisa em mim. Me ensinou a ser determinada e persistente, mesmo quando as coisas pareciam que nunca dariam certo.

    Foi em sua academia em que conheci meu grande amor, hoje meu noivo. E ele seria nosso padrinho de casamento. Ahhhhh…vocês precisavam ver a alegria e empolgação dele quando ficou sabendo que marcamos o casamento…. Cada vez que eu conversava com ele, ele sempre estava empolgado com isso, sempre me perguntando como estavam as coisas e se eu precisava de algo.
    Ele até se dispôs em organizar uma “vaquinha” com todos os meus padrinhos (mesmo sem conhece-los) pra eu poder fazer a lua de mel dos meus sonhos!

    Quando me lesionei e fiquei depressiva por estar sem treinar, e quando voltei a treinar estava desanimada por não ser como antes, foi o Shifu que acreditou em mim, e falou que eu era capaz e iria conseguir aos poucos voltar a ser como antes…como antes não, melhor ainda!

    Há 11 anos atrás eu o conheci, infelizmente com algumas pausas no treino durante esse período, mas mesmo com as pausas, eu sempre estava lá pra visitá-lo. E desde o dia que o conheci, minha vida mudou completamente!!

    Sou eternamente grata por tudo que ele fez por mim.

    O Kung Fu é muito mais do que apenas uma arte marcial, é um estilo de vida!

    E seu legado, nunca será esquecido.

  62. Paulo Pedroso

    Conheci o Shifu Erich há muitos anos atrás, época em que as torres gêmeas ainda estavam de pé. Minha namorada e meu cunhado da época treinavam na AAMSFK e, sempre que possível, eu assistia às aulas.

    Um dia tomei coragem e me inscrevi. Foram os 3 meses mais sensacionais da minha vida. Na sequência, uma lesão no joelho me impediu de continuar as aulas. Porém o amor pelo Shifu e sua dedicação à arte me marcaram para sempre.

    Durante todos esses anos, acompanhei as notícias pelas redes sociais, vibrando a cada conquista do Shifu Erich. Um verdadeiro guerreiro, não só das artes marciais. Foi difícil acreditar em sua partida prematura. Um dia nos encontraremos.

  63. Ahmad Daychoum

    “A palavra Shifu é, de fato, composta de dois ideogramas. “Shi” significa professor e “fu” significa pai, mas estas duas palavras sozinhas não descrevem completamente o papel que um Shifu tem para com o seu aluno. A função do Shifu pode ser mais especificamente descrita se você pensa nela como uma combinação de um professor, um pai, um padrinho e um comandante militar. O Shifu é, naturalmente, seu professor. Ele passa adiante o conhecimento que foi passado a ele por seu respectivo Shifu, bem como a sabedoria ou “insight” adquiridos através de sua experiência pessoal. O Shifu é como um pai no cuidado que ele tem para com seus alunos.”
    Dia 10/11/2021, exatamente uma semana antes do meu aniversário, eu perdi meu pai marcial.
    Ainda tenho tanto o que aprender, Shifu… infelizmente não quis o destino que a jornada permanecesse como se iniciou. Mas, pelo reflexo dos vencedores, ela há de continuar e o seu legado ainda será transmitido.
    Que o senhor esteja no melhor dos lugares, Shifu, olhando por nós, pois jamais esqueceremos do senhor.

  64. Anelise Bucioli

    Quanta saudade sentiremos do Mestre, um homem admirável em todos os sentidos. Assim que entrei na academia para assistir a uma aula, ele me recebeu pessoalmente com toda atenção e disponibilidade de alguém sempre disposto a ajudar. No relativamente curto tempo em que tive o privilégio de acompanhar suas aulas, aprendi a ser mais perseverante, a acreditar que sempre é possível melhorar e que cada um é capaz de atingir a realização pessoal por meio da dedicação. O mestre inspirava a todos, com uma energia inesgotável e exalando um amor gigante por sua família, por seu trabalho e por nós, seus alunos. Seu exemplo permanecerá para sempre na nossa memória, um homem inigualável, pai dedicado, marido extremamente amoroso e um mestre que deixou um legado admirável para todos nós. Agradeço pela luz que compartilhou conosco e continuará a guiar nossos passos no porvir.

  65. Natalie Sampaio

    Falamos tanto sobre a efemeridade da vida, mas só entendemos seu significado quando tudo muda em um piscar de olhos, a realidade escorre pelos dedos e uma pessoa querida se vai. É muito duro saber que nunca mais verei meu sogro, que nunca mais vou brincar com ele sobre seu pudim de leite desmanchado…

    “Fia”. Era assim que me chamava. Uma pessoa incrível que me recebeu de braços abertos na família. Tinha um coração tão grande… Sempre trazia alegria para todos os cantos. Um ser humano sensacional com muitas histórias para contar, com um grande legado. Mudou a vida de muita gente e construiu uma família linda.

    Certamente, uma perda irreparável. Vai deixar muitas saudades. Obrigada por tudo, sogro. Tenho certeza que o céu está em festa por receber uma pessoa tão especial como o senhor.

    Por fim, deixo aqui uma frase de Fernando Pessoa em homenagem: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

  66. Nicholas

    Eu queria dizer que junto com todo mundo da AAMSKF sinto muito por essa perda mas este comentário é mais para a professora Andreia, seus filhos e à mãe dele, dizendo que não é hora de desistir e nunca será, essa foi realmente uma grande perda e todos que nos conhecem sentem muito mas pessoas morrem naturalmente e o shifu não gostaria de ver ninguém sofrendo pela morte dele então mesmo que eu, sabendo que vocês já superaram um pouco, mesmo estando mais aliviado gostaria de postar esse comentário com uma dica para melhorar e passar esse sofrimento afirmando que amo todos vocês que estão lendo esse comentário, e os que não estão lendo também…

    De coração
    Nicholas

  67. Bianca

    O Mestre foi uma pessoa incrível e admirada por todos.
    Uma pessoa alegre com muita bondade no coração, sempre querendo o melhor de todos.
    Deixará muita saudade, mas tenho certeza que o seu legado e ensinamentos ficarão para sempre.
    Muito obrigada por tudo!

  68. Raone Pauilno

    De forma inesperada e somente agora soube do falecimento do nosso querido Shifu.
    Deixo meu sincero pesar a toda família e todos os membros da AAMSKF.
    O pouco tempo que tive o privilégio de treina com o mestre foi suficiente para admirar este homem exemplar que fez tanto pela tradição do Kung-Fu.
    Através de sua simplicidade ensinou-me muito sobre superação, concentração, humanidade e disciplina.

    Que seus ensinamentos perpetuem por toda eternidade.
    E para finalizar, deixo uma frase de autoria do próprio Shifu escrita em seu livro “O Reflexo dos vencedores – Volume 1”

    “Para comer pipoca devemos primeiro estourar os grãos, pois respeitar as ordens naturais das coisas é estar na coerência”
    Erich Luiz Meirelles.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*